terça-feira, 27 de maio de 2008

MANIFESTO DOS ACADÊMICOS DA E$TÁCIO

MANIFESTO DOS ACADÊMICOS DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA.
PELA PARTICIPAÇÃO ACADÊMICA NAS DECISÕES DA FACULDADE

aprovado em Assembléia realizada em 21/05/2008

O estado de Santa Catarina vive seu momento mais critico em relação à educação, somos o pior estado em termos de ofertas de vagas públicas e gratuitas de ensino superior.
Neste contexto, as instituições privadas vêm assumindo um papel de extrema relevância na formação de profissionais qualificados, fazendo frente aos desafios e demandas do mercado de trabalho, o qual exige em todo momento a melhor qualificação.
Contudo, as instituições de ensino têm-se mostrado incapazes de formar um profissional crítico e protagonista das transformações que a sociedade contemporânea necessita.
A Faculdade Estácio de Sá, que já nasceu como uma sociedade civil de caráter filantrópico, sem fins lucrativos publicou do Diário Oficial de 27/04/2007, sua mudança para sociedade empresarial, com capital aberto, com fins lucrativos.
Com essa mudança estrutural, o acionista quer retorno do investimento e para tanto a Faculdade Estácio de Sá compromete-se em implementar uma série de medidas administrativas nas principais áreas de atuação da sociedade, dentre as quais destacou-se a racionalização geral dos processos operacionais e acadêmicos, visando à redução de custos e ao aumento na produtividade”.(Grifo nosso)
A partir do exposto, declaramos o nosso descontentamento e preocupação com os reflexos destas mudanças, principalmente com as suas conseqüências na qualidade de ensino, pois a principal área de atuação desta instituição é a prestação de serviço educacional. Como transformar ensino de qualidade com redução de custo e aumento da produtividade?
Isto posto, nós da comunidade acadêmica, estamos apresentando as reivindicações e solicitando esclarecimentos. Queremos participação em toda e qualquer demanda da faculdade Estácio de Sá, sobre as alterações que possa significar redução da qualidade do ensino prestado por esta instituição.
Para tanto é necessário que algumas medidas essenciais sejam atendidas por esta Instituição:

1) Explicações sobre redução de custos contidas no balanço patrimonial.
1.1 Unificação de ementas? Demissão de professores qualificados? Diminuição da hora-aula para hora-relógio, diminuindo a presença do aluno em sala de aula com professor?
2) Assento no conselho deliberativo desta instituição de no mínimo de 30% de acadêmicos, escolhidos pelo Diretório Central, do número de participantes do colegiado em todas as questões e demandas sobre a principal área de atuação desta instituição, prestação de serviço educacional de qualidade;
3) Informações sobre a tabela de custos dos valores das mensalidades e a destinação dos recursos. Tornando todos os atos públicos, em sites, murais e boletins impressos.
Hoje, é imprescindível que exista uma relação democrática em todas as instituições, seja ela privada ou pública. E a Estácio não pode fugir a regra.
É uma luta legítima e justa, pois está em discussão a qualidade de ensino que refletirá diretamente em nossa vida profissional. Aqui, passamos cinco anos de nossas vidas e que eles sejam de efetiva qualidade.


Muito obrigado a quem nos enviou o manifesto. Aí está a nossa luta!

Nenhum comentário: