quinta-feira, 15 de maio de 2008

Doce Estragado

Como se não bastassem todas as pérolas da nossa querida faculdade já apresentadas, chegando ao fim do semestre nos deparamos com mais algumas. O TI (trabalho interdisciplinar) de uma das fases do curso é fazer uma instalação artística que retrate a realidade de algum grupo excluído da mídia. Na busca de um local para a implantação das instalações, começou o dilema.

Os alunos queriam no térreo, ao lado do Xerox, em um lugar acessível a todos e onde todos poderiam apreciar o trabalho feito pelos alunos do Jornalismo. Mas a faculdade não deixou. Seria por que ali é o lugar das promoções e propagandas dos “colaboradores”? Trabalho acadêmico não pode, propaganda do Banco Real pode?

Enfim, jogaram o TI no super-mega-hiper-ultra auditório (que não está pronto devido ao embargo do corpo de bombeiros por não haver saída de emergência) no terceiro andar. É bem provável que muita gente na faculdade nem saiba que estarão sendo apresentados os trabalhos lá.

O auditório é mesmo uma obra magnífica. Acho que nem o Niemeyer se vivesse mais 100 anos conseguiria realizar tal trabalho arquitetônico. Além da já mencionada ausência da saída de emergência, também não tem acesso para deficientes físicos. Um dos tais grupos excluídos, que serão apresentados no TI, são os cadeirantes. Que ironia. Talvez um destes que tenha ajudando os alunos no trabalho, nem terá a chance de ver sua contribuição.

Já me acostumei com a idéia que a educação é mercadoria. Não sou inocente a ponto de achar que, em uma sociedade onde até a religião tem seu preço, o ensino superior fosse diferente. Mas não venham comprar os alunos com doce estragado.


Vladimir Herzog



Nota do Editor


Conhecem o Vladimir? Um dos raros casos de assassinocídio da história. Foi morto e se suicídou ao mesmo tempo. Coisas da ditadura.

Vladimir Herzog é um bom rapaz, nos mandou um email pedindo pra escrever um texto no PUlpiTO. Foi claramente atendido. Se você tem algo a dizer, escreva-nos. Um comentário abaixo, no texto do Prestes, nos pediu para adotar o cifrão ($) na palavra E$TÁCIO. Genial idéia do Prestes e reafirmada pelo colega Zumbi. Agora é lei!

3 comentários:

MMMarcelo disse...

Prezado MAFRA,
obrigado pelas simpáticas referências ao meu blog MAMÃO DE CORDA. Vejo que poderei contribuir nesse espaço onde podemos exorcisar nossos demônios da Estácio de Sá (SC). O problema agora tá no meu pseudônimo BANZÉ (filho da "Dama e o Vagabundo") bem fraquinho diante dos ilustres colaboradores do PUlpiTO

Antonieta de Barros disse...

hahahahahahahahaha

A E$tácio é e$pecial!

Mas o auditório está assim, pq a E$tácio não possui um curso de engenharia. Se tivesse....

Vocês podem ver a qualidade das propagandas da E$tácio.
As notícias veiculadas no jornal.
A bela administração.
O ambulatório bem cuidado.
Os uniformes bem desenhados.
...
...
...

Gabriel Garcia disse...

Vocês tem que dar graças a Deus que tem auditório, esperei por ele durante toda minha graduação, minha turma inicial nem sonha que ele exista, como sou um aluno muito aplicado tive a "sorte" de conhece-lo.