segunda-feira, 2 de junho de 2008

Adivinha quem voltou?


Salve, Salve!!!

Juntei-me aos demais camaradas do Púlpito na criação desse blog. A idéia não é nossa, mas como quem teve, sempre mostrou um espírito revolucionário, de mudança, sei que gostou da nossa iniciativa. Uma puta iniciativa né não?
O Púlpito é um movimento em busca de mudança, buscamos a verdade e a valorização do estudante.
Não estamos aqui para vestir a bandeira da UNE. Se bem que na minha época nem bandeira vestia, afinal, a presidente já foi presa por mostrar seus dotes em público. Pena que foi em público e não no Púlpito. Pego?
A UNE com o tempo vem ganhando a coloração vermelha, o desenho da foice e do martelo amarelados e de dois em dois anos aparece para buscar o nosso apoio. A UNE ressurge das cinzas que nem fazia o Ikki de Fênix dos Cavaleiros do Zodíaco. Lembra? Não? Tá, pode ser a Fênix do Harry Potter.
O movimento estudantil não é feito por “homens”, como pensam nossos amigos. O movimento é feito por ideais. Não temos o direito de usar bandeiras partidárias e muito menos se utilizar do reconhecimento adquirido, em beneficio próprio. Estamos aqui para representar um todo e não interesses individuais.
Lutamos pelo ensino e pelos estudantes. E por isso estamos recebendo o reconhecimento de alunos e professores.
O PUTO – como gosto de chamar – é isso, diferente do que você está acostumado a encontrar por ai. Usamos o modelo de SPOKEN COUNCIL, algo lá da Guerra Civil Espanhola, que sempre se mostrou eficaz em movimentos em todo o mundo.
E como se denominam o grupo ativista inglês Reclaim The Streets, nos somos um grupo “não hierárquico, sem lideres, organizados abertamente, público. Não há nenhum plano individual, ou ‘estratégia’ por trás das ações e eventos. As atividades do Púlpito são resultados de esforços voluntários, não remunerados e cooperativos de alguns indivíduos autônomos tentando trabalhar juntos de forma igualitária”.
Toda mobilização é valida, desde que ela seja autentica e sincera. Caso contrário, ficaremos iguais as pessoas que nos inspiraram a criar isso aqui.
Mobilização sim, mas vender meus ideais? Nem pelo vinil do Trem da Alegria!

3 comentários:

Anônimo disse...

ainda bem que vcs não estão aqui para vestir a bandeira da UNE, pois ela serve para os estudantes q mostram a cara e debatem abertamente a sua realidade e seus ideais. Pelo jeito o conselho editorial deste importante blog não gosta da cor vermelha. Talvez seja pq alguns devem temer a cor do sangue, a cor da luta dos trabalhadores, estudantes, dos povos oprimidos. "uma vez um bom homem acreditava que os humanos afogavam-se pois estavam dominados pela idéia da gravidade, esse bom homem acreditava também que a partir do momento em que ele se liberta-se dessa idéia não mais se afogaria" esse bom homem e seu pensamento, estão presentes neste vistoso texto q comento. O movimento estudantil é feito sim por pessoas, essas são guiadas por suas aspirações, os movimentos de massa nem sempre são guiados por idéias, as vezes por necessidades. Acredito q talvez se vcs pegarem um bom livro de história possa ajudar a escrever textos recheados com conteúdo, e um pouco de fatos.
fico sinceramente triste em saber que vcs não tem estratégia, pois é isso que nos falta: um plano que envolva nossas aspirações, precisamos organizar nossas ideias e nossas vontades, canalizar nossa energia, buscar o novo com estratégia e tática, lutar e avançar.
discursar é fácil. quero ver fazer a luta.

Anônimo disse...

Acredito que a UNE é um movimento muito importante, pena que peca em detalhes, até mesmo esse que cobra do Blog (os que não mostram a cara). Lindas palavras mas o movimento estudantil só vai pra frente quando se desvincular de partidos, todo estudande sabe que esse caminho é o mais rápido para se transformar em mais um politiqueiro, por tal motivo que os movimentos estudantil estão perdendo sua credibilidade.
Quanto as cores, quem sabe tu da uma lidinha na história conteporânea é pesquisa onde o PT foi parar.
Convenhamos, discurso partidário em movimento estudantil!!!

Antonieta de Barros disse...

O gente boa, "pois ela serve para os estudantes q mostram a cara e debatem abertamente a sua realidade e seus ideais."
Qual é o teu nome??
Ah, tá! Só pra saber!!
Laranjão!

PS.: Não haveria outra manifestação na "quinta seguinte"??
Onde foi a UNE?

UNE? UUUNNÊÊÊÊÊÊ?!?!?!?!?!?!

Vou procurar não entrar em discussões de UNE, DUNE, TÊ. Minha função aqui é outra.